A ergonomia é um ponto essencial para a saúde do trabalhador. Preocupar com esse assunto auxilia a reduzir afastamentos, atestados e processos judiciais, além de gerar saúde, qualidade de vida e bem-estar para o trabalhador.

Basicamente, a ergonomia se refere ao “estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente e, particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento”, segundo a Ergonomics Research Society (1949). 

Para entender sobre a sua função na prática, é necessário conhecer a NR17, norma regulamentadora que apresenta parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho. Dessa maneira, a norma estabelece regras conforme as características psicofisiológicas dos trabalhadores.

As características psicofisiológicas se referem a todo o conhecimento referente ao funcionamento do ser humano, já que a ergonomia se afirma pela busca da adaptação das condições de trabalho ao homem.

Segundo Kamilla Sartore, a ergonomia possui 4 itens para atuação:
1 – Organização do trabalho: pela análise da duração dos contratos de trabalho dos empregados, como estão organizados, qual a jornada de trabalho com seus respectivos descansos trabalhistas, se há rodízio, entre outros aspectos.

2 – Posto de trabalho: o foco é o mobiliário. Preocupações como: quais os equipamentos que são utilizados pelo empregado, e se o layout está de acordo com o perfil do trabalhador, por exemplo.

3 – Postura: pode se permear nos seguintes itens: qual a postura que o empregado assume para trabalhar? Há movimento repetitivo? É necessário que o trabalhador use força física?

4 – Ambiental: avaliação do meio ambiente de trabalho, o ruído, temperatura, iluminação. A umidade do ar conforme a NR 17, focada no conforto do trabalhador.

A análise da ergonomia possibilita a melhoria do trabalho como um todo: como na identificação do quê e onde os trabalhadores estão adoecendo, porque estão faltando ao trabalho, e até onde está tendo muito retrabalho. Ressaltar a ergonomia é pensar na qualidade e saúde, da empresa e de seus trabalhadores como um todo.