O técnico de segurança do trabalho (TST) tem a importância para a empresa de manter o local de trabalho seguro e produtivo, mantendo a empresa atenta para o cumprimento de leis, normas e requisitos obrigatórios técnicos.

O que faz o técnico de segurança do trabalho?

Existem diretrizes legais que indicam como o TST deve atuar dentro das empresas, a Portaria MTE nº 3.275 de 21/09/1989, que indicam sobre:

  • Participação de elaboração e implementação das políticas de SST no ambiente de trabalho;
  • Conferência do local de trabalho, além de máquinas e até os EPIs;
  • Elaborar relatórios com resultados das inspeções realizadas;
  • Conferência de formas de combater incêndios no local e conferir mangueiras, Extintores, hidrantes e outros itens relacionados;
  • Garantir formas de facilitar o atendimento médico e social dentro da empresa;
  • Identificar, registrar e elaborar estatísticas de acidentes e irregularidades;
  • Realizar os treinamentos necessários para garantir a segurança na execução das atividades;
  • Organizar a criação de materiais sobre SST e prevenção para serem distribuídos no ambiente;

A atuação do técnico de segurança do trabalho também vai além, há diversas outras que devem ser desempenhadas para garantir a segurança nas atividades de trabalho da empresa.

Em resumo, o objetivo principal do TST é garantir que riscos trabalhistas sejam reduzidos, ou até anulados. Dessa forma, é essencial que esse profissional garanta a segurança e integridade dos trabalhadores, assim como também do ambiente em geral.