Em sua empresa, é de suma importância fazer com que a preservação e o zelo da saúde e segurança ocorra de maneira efetiva, recordando constantemente o repasse interno de práticas da prevenção de acidentes, que em sua maioria, são causados por razões que poderiam ser fortemente evitadas. Conheça algumas práticas que podem fazer a diferença junto aos seus funcionários:

  1. Uso obrigatório dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs):
    Toda empresa é obrigada a fornecer, todos EPIs que se façam necessários no processo de trabalho, sem custo algum para o trabalhador.
  1. Evite a exposição imprudente ao risco:
    Muitas vezes, acidentes acontecem pela imprudência do trabalhador, por isso, caso alguma situação próxima a você demonstra perigo iminente, não se aproxime. Esse é um pensamento que deve ser difundido para todos funcionários, para ampliar essa consciência a todos.
  1. Utilize apenas máquinas de trabalho que passaram por revisão:
    O uso de máquinas adequadas é uma maneira de se prezar pela prevenção de acidentes. Porém, nem sempre há preocupação com uma rotina de manutenção adequada. As desculpas são sempre a falta de tempo, o custo e a necessidade de usá-las sempre, mas são justamente esses motivos que causam esse problema.
  1. Não use ferramentas em más condições:
    Na prevenção de acidentes, as ferramentas também devem ser contempladas, pois estão sujeitas ao desgaste natural do uso e do tempo, o que acaba por colocar em risco quem quem as manuseia durante o dia.
  1. Concentre-se nas suas funções:

Os trabalhadores não devem executar atividades pelas quais não foram treinados, especialmente as que apresentam riscos. Muitas atividades necessitam de treinamentos e cursos mais densos, principalmente o que qualifica os colaboradores para as executarem.

Seguindo essas dicas, fica um pouco mais fácil prezar sempre pela saúde e segurança em seu local de trabalho, não é? Comece hoje mesmo em sua empresa.