Com a forte incidência de casos em nossa região, é muito importante informar a todos sobre a Dengue, além de também como podemos nos prevenir e fazer a nossa parte para evitar esse quadro.

O que é
Segundo o Ministério da Saúde, a Dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).

Sintomas
Os sintomas envolvidos em geral são febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. Além disso, o aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

Atenção
Independente do quadro ao qual você esteja, é muito importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, já que as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.

Prevenção
Nesse momento, a melhor maneira de evitarmos a proliferação dos mosquitos é ao combatermos os focos de acúmulo de água, que são locais propícios para a criação do transmissor da doença. Por isso, não acumule água em latas, embalagens, lixeiras, entre outros. Além disso, cuide de você e sua família, utilize repelentes contra insetos aplicados à pele ou mesmo à roupa exposta e, se possível, utilize telas protetoras nas portas e janelas.