Relações saudáveis, são aquelas desenvolvidas de forma equilibrada com as pessoas envolvidas naquele respectivo meio, e diz respeito ao vínculo afetivo que criamos com as pessoas ao nosso redor, o que difere e varia conforme o contexto. No trabalho, na faculdade, família e variados meios que nos conectam, podemos cultivar boas relações sempre. Afinal, ter boas relações também está relacionado com a sobrevivência.

Naturalmente, todos somos seres sociáveis, pois vivemos em uma sociedade que é totalmente interligada e interdependente. Dessa forma, se você não souber como cultivar uma política adequada de boa vizinhança, é provável que, em algum momento, possua algum problema em certo ponto da vida.

Muitas vezes, nossos problemas parecem maiores que nós mesmos, o que nos faz apegar a eles e às nossas próprias questões internas, o que também nos faz esquecermos de construir boas relações uns com os outros. No entanto, é nesse momento que é importante reforçar que é preciso desenvolver boas relações para a vida.

É comum que essas dificuldades se apresentem principalmente no ambiente de trabalho, e por isso, há algumas alternativas para reverter esse quadro de relações interpessoais:
 

  1. Entenda as diferenças: compreenda que as pessoas não pensam todas da mesma forma e, principalmente, não agem do mesmo modo;
  2. Aprenda a ouvir e a entender: aprender a ouvir é uma sabedoria, assim você manifesta seu interesse e respeito únicos junto ao outro;
  3. Seja tolerante: entenda que somos todos diferentes e vivemos de maneira distinta, e na convivência e nos atritos do trabalho, precisamos de educar nossa tolerância.

Com essas pequenas dicas, você descobrirá que é possível construir relações mais saudáveis e prazerosas, vencerá as diferenças presentes no trabalho e demais esferas e, principalmente, terá uma vida com relações mais prazerosas.