Todos os empregados têm suas tarefas para fazer no dia a dia de trabalho, e arrumação, limpeza e organização do local de trabalho é uma delas. A ordem, arrumação e limpeza são fatores indispensáveis para a prevenção de acidentes e manutenção da saúde nos locais de trabalho. Por isso, uma boa arrumação poderá prevenir vários acontecimentos indesejáveis no seu local de trabalho.

O que podemos fazer para contribuir:

– Manter pisos, corredores e áreas de trabalho livres de itens desnecessários, delimitando os locais com faixas, inclusive corredores;

– Determinar lugares apropriados para armazenagem de materiais;

– Empilhando o material corretamente, máquinas de pequeno porte guardadas nos seus devidos lugares, chaves e ferramentas manuais acomodadas nos lugares certos e limpos;

– Destinação correta dos resíduos gerados pela área, evitando assim acúmulo de resíduos;

– Ao desempenhar uma tarefa e concluir a mesma, verifique se guardou tudo que usou e limpe o local que utilizou para evitar acidentes; 

– Ao fazer uma refeição ou lanche, não suje o local;

– Planeje seu trabalho para minimizar desperdícios;

– Mantenha as coisas arrumadas e a área limpa;

– Ao armazenar materiais e peças, mesmo que temporariamente, faça-o de forma planejada, organizada e identificada.

O bom resultado da arrumação, organização e limpeza, não são obtidos por mutirões de limpeza, ela é o resultado de um esforço diário. Ordem, arrumação e limpeza: pratique.