Durante o período de trabalho, as pessoas se veem diante das mais diversas situações. Para saber como lidar com cada uma delas, é necessário que haja um convívio com os demais. Daí surge um conceito denominado “relacionamento interpessoal”. Quando nos relacionamos com uma ou mais pessoas, estamos promovendo o relacionamento interpessoal. Esses relacionamentos são movidos por emoções, atitudes, sentimentos, etc.
De acordo com o grupo no qual nos encontramos, nos portamos de diferentes formas. Por exemplo, em família, no trabalho, com os amigos. Portanto, um dos fatores que serve de impulso para a carreira é a forma pela qual os relacionamentos se realizam. Quando existe comprometimento na realização das atividades, o sucesso profissional aparece como consequência das ações realizadas.
Antigamente, o mercado de trabalho visava basicamente às habilidades técnicas, a prática, o tempo de trabalho, etc. Hoje, ganhou-se espaço para as habilidades comportamentais de flexibilidade, inteligência emocional, criatividade, pró-atividade, dentre outras. Não basta que alguém seja um excelente profissional sem que possua a percepção de que cada pessoa é única e que deve haver respeito em relação às diferenças de cada um.
Vejamos então algumas dicas para melhorar o relacionamento interpessoal:
– Desenvolvimento de espírito de cooperação e trabalhos em equipe;
– Realização de pesquisas periódicas de clima organizacional;
– Manter um canal de comunicação aberto com a equipe, para minimizar tensões acerca dos relacionamentos;
– Desenvolvimento de gestão participativa;
– Desenvolvimento de diálogos francos com todos os membros da equipe, facilitando o feedback (resposta);
– Respeitar as diversidades pessoais e culturais;
– Estabelecer um clima de confiança entre os membros da equipe.
Nunca se esqueça que, para aprender a lidar com outras pessoas, é essencial que aprenda a lidar com você mesmo. O crescimento profissional é baseado em relacionamentos. Relacione-se bem, para conseguir vencer na vida!