Muitas das vezes você está entrando num ambiente que aparentemente não demonstra risco de acidentes, por ele nunca ter acontecido ou pelo fato de você o achar seguro. Isso não quer dizer que nunca poderá acontecer, basta ter atividades para o risco de acidentes estar presente, seja em casa, no trabalho, na escola, no deslocamento de percurso ou realizando uma tarefa arriscada.
Você não prevê o acidente, ele simplesmente acontece sem estarmos esperando por ele. Para isso devemos estar atentos na tarefa que realizamos no nosso dia a dia. É de suma importância ter em mente que cada pessoa é responsável pelo seu ato. No lar podemos encontrar várias atividades perigosas que muitas das vezes não percebemos, mas elas estão lá, seja nos produtos de limpeza, nas tomadas de energia que podem provocar choques e no fogão podendo até mesmo provocar queimaduras graves ou no vazamento de gás.
Neste caso temos que tomar muito cuidado com as crianças, devido a falta de conhecimento que elas têm. A conclusão é óbvia, os acidentes acontecem, não podemos evitá-los, mas podemos reduzi-los, pois cada pessoa pode ser vigilante de si mesma. Lembre-se que os quase acidentes, chamados de incidentes, são um sinal de alerta!