O Brasil é um país tropical, então no decorrer do ano e das mudanças climáticas o calor é predominante em algumas regiões que são principalmente castigadas com fortes e frequentes chuvas. O acúmulo de água limpa atrai um inseto muito conhecido, chamado Aedes Aegypti. Esse pequeno inseto causa grandes enfermidades e assola crianças, adultos e idosos de todo país. A dengue é uma doença febril aguda. A pessoa pode adoecer quando o vírus da dengue penetra no organismo, pela picada de um mosquito infectado. Os sintomas mais comuns são febre, dores no corpo, principalmente nas articulações, e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, mais comum nas gengivas.
A população tem grande responsabilidade em exterminar não só o foco, mas as larvas e o desenvolvimento do inseto. O ponto chave são as pessoas se conscientizarem, ter responsabilidades por seus atos e se aliar em uma força tarefa para eliminar o mosquito.
Aqui estão algumas dicas de como não atrair o inseto e exterminar focos:
– Evite o acúmulo de água, pois o mosquito gosta de água limpa;
– Tampe bem a caixa d´água e higienize regularmente;
– Ao aguar as plantas, coloque areia nos pratos para que não haja o acúmulo;
– Trate a água da piscina, para que não se torne um criadouro;
– Cuidado em locais que estejam em reforma ou construção, os resíduos são propícios a acumularem água;
– Lave regularmente bebedouros de aves e animais de estimação;
– Verifique se as calhas não estão obstruídas com folhas secas acumulando água;
– Verifique a bandeja do ar condicionado;
– Descarte resíduos sólidos em recipientes amarrados;
– Verifique poços de elevador, onde pode ocorrer a presença de água e propiciar um criadouro.
Essas são medidas básicas de higiene e prevenção de futuros criadouros. Seja consciente, colabore com os agentes de saúde e faça a sua parte. A saúde pública não depende só do governo, é muito mais fácil e prático cada um contribuir para uma boa gestão pública.