A melhor maneira de combater um incêndio é evitar que ele ocorra. Assim, a prevenção dos incêndios é perseguida, principalmente, com base nas seguintes técnicas:
1 – Construção de aceiros
Aceiros são faixas sem vegetação, interpoladas estrategicamente entre os talhões florestais, para deter ou dificultar o avanço do fogo e, principalmente, facilitar o acesso de pessoal (da brigada de incêndio), no caso de combate ao fogo. A largura dos aceiros depende muito das condições locais, mas não deve ser inferior a 10 m, podendo chegar a 50 m. Em geral, a largura mais recomendada é de 20 m. Deve haver uma rede de aceiros (os principais, mais largos e os secundários, mais estreitos) e estes devem ser mantidos constantemente limpos, livres de vegetação.
2 – Eliminação do material combustível
A eliminação ou redução do material combustível é uma das medidas mais eficientes na prevenção dos incêndios.
3 – Cortinas de segurança
Esta técnica consiste na implantação de faixas, formando cortinas, com espécies florestais menos combustíveis, como as folhosas.
4 – Construção de barragens
A construção prévia de barragens de terra, distribuídas estrategicamente por toda a área florestal é de grande utilidade para:
a) captação de água durante o incêndio; e
b) aumento da evaporação e elevação da umidade relativa do ar.
5 – Aplicação do código florestal
A aplicação da legislação vigente, também é uma maneira de se prevenir contra incêndios. O Código Florestal dedica alguns dos seus artigos para recomendar providências para evitar os incêndios florestais; entre eles, citamos os artigos: 11, 25, 26, 27 e 42.