Projeto de Combate a Incêndio

Projeto de Prevenção e
Combate a Incêndio e Pânico

Por que o Projeto de Incêndio é tão importante? O que devemos saber sobre?

A Lei Estadual no 14.130/2001 e o Decreto Estadual no 46.595/2014 determinam que toda edificação destinada ao uso coletivo (indústria, comércio e condomínios) deve ser regularizada junto ao CBMMG (Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais).

Empreendimentos que estão com situação irregular no âmbito do Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico estão passíveis de ter, no caso de uso comercial, seu alvará de funcionamento suspenso e, no caso de uso residencial, não obtenção da Certidão do Habite-se.

O objetivo maior do projeto, e a razão de sua obrigatoriedade para empreendimentos comerciais, é garantir a segurança do público.

O que é o serviço de segurança contra incêndio e pânico?
É o setor do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais responsável pelo estabelecimento de Normas de segurança, análise de projetos, vistoria de edificações e concessão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, enfim, responsável por manter a integridade das pessoas e seus bens, através de ações preventivas contra incêndio e pânico. É gerenciado pela Diretoria de Atividades Técnicas.

Como regularizar minha edificação?
Conforme a legislação vigente no Estado de Minas Gerais, toda edificação de uso coletivo, seja residencial, comercial, industrial, etc., deve possuir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB, documento que comprova que o prédio possui condições seguras para abandono em caso de pânico, acesso fácil para os integrantes do Corpo de Bombeiros, além de equipamentos para combate a incêndio. Para conseguir o documento, o proprietário ou responsável deverá providenciar o Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico, elaborado por engenheiro legalmente habilitado, o qual, após aprovado pelo Corpo de Bombeiros, deve ser totalmente executado. Ao final da execução, deve ser solicitada a vistoria da Corporação. Sendo verificada a conformidade, o AVCB será emitido.

Para melhores explicações, tenha a mão informações como a área construída do seu prédio/empreendimento e consulte nossa equipe de consultores.

O que é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB?
É o documento que comprova que o prédio possui condições seguras para abandono em caso de pânico, acesso fácil para os integrantes do Corpo de Bombeiros, além de equipamentos para combate a incêndio.

Por que preciso do AVCB?
Porque este documento comprova que a edificação está devidamente vistoriada e liberada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. As edificações que não o detém estão sujeitas, em caso de fiscalização, a sanções administrativas como notificação escrita, multas e até a interdição.

Quais as sanções para quem não possui o AVCB?
As sanções para quem não possui o AVCB vão desde notificação escrita, multas em caso de reincidência, até interdição da edificação/empreendimento.

O Projeto

O projeto que entregamos consiste em documentos exigidos pelo CBMMG cuja obrigatoriedade é restrita à classificação da edificação. Tais documentos são realizados seguindo as diretrizes apresentadas nas Instruções Técnicas (IT) elaboradas pelo Corpo de Bombeiros, da NSCI (Normas de Segurança contra Incêndio) e da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). São eles:
 
Memorial de cálculo, especificando:
  • Classificação do empreendimento;
  • Carga de Incêndio;
  • Capacidade da unidade de passagem;
  • População;
  • Número de unidades de passagem;
  • Largura e quantidade de saídas;
  • Extintores.
Planta do empreendimento, especificando:
  • Algumas cotas básicas e identificação dos cômodos;
  • Rotas de saída de emergência;
  • Iluminação de emergência;
  • Localização e dimensão da sinalização de emergência;
  • Localização e capacidade de extintores de incêndio;
  • Demais sistemas de prevenção a incêndio (tais como alarme, hidrante, sprinkler, escada pressurizada), quando necessário;
  • Proteção contra descargas atmosféricas, quando necessário;
  • Outras medidas de segurança quando a edificação exigir.

A Altarf Engenharia tem uma equipe habilitada para te atender!

É importante ressaltar que um edifício seguro apresenta uma baixa probabilidade de inicio de incêndio e, automaticamente, uma alta possibilidade de fuga dos ocupantes, ou seja, estabelece-se o chamado fator primordial onde se deve preocupar com a preservação da vida e, em seguida, à da propriedade.

Desta forma, ao se estabelecer o projeto de combate a incêndio estará regulamentando a edificação conforme as regras estabelecidas e garantindo as vistorias emitidas pelo Corpo de Bombeiros.

Nós temos os profissionais que podem realizar a elaboração do projeto de combate a incêndio para sua edificação.

Ligue para nós e solicite um orçamento.

CONTATO

Fale conosco!

Entre em contato através da nossa página de contatos.