Você já vivenciou uma situação de emergência em que precisou prestar primeiros socorros?

Os primeiros socorros são procedimentos de emergência aplicados em uma pessoa ferida ou doente até que ela receba o atendimento médico adequado. Os cuidados imediatos são de extrema importância, pois visam manter os sinais vitais estáveis, promover a recuperação e evitar complicações para a saúde da vítima. Se realizados de maneira correta e segura, aumentam consideravelmente as chances de sobrevivência.

As primeiras coisas a se fazer são:

– Verificar no local se não há riscos como fios elétricos soltos, fumaça, líquidos inflamáveis e objetos cortantes que possam ferir outras pessoas;

– Chamar um serviço médico de emergência;

– Acalmar a vítima e avaliar seu estado de consciência e suas lesões;

– Lembre-se que procedimentos de socorro (como massagem cardíaca) requerem treinamento. Se você não dispõe desse conhecimento técnico, aguarde a chegada dos socorristas.

Em caso de acidentes de trabalho, o ideal é sempre buscar ajuda médica o mais rápido possível, no entanto, é fundamental que a empresa esteja sempre atenta e pronta para lidar com a ocorrência, contando com alguém preparado para agir com rapidez e segurança nos primeiros socorros. A capacitação em primeiros socorros é obrigatória para empresas. A NR-07 estabelece que todas as instituições públicas e privadas, independente do ramo de atuação, realizem o treinamento anual de primeiros socorros, certificando como socorrista pelo menos um dos seus colaboradores.

Outra exigência é que o estabelecimento esteja equipado com material necessário à prestação dos primeiros socorros, considerando-se as características da atividade desenvolvida, e mantenha esse material guardado em local adequado e aos cuidados de pessoa treinada para esse fim. Na composição de um kit de primeiros socorros empresarial, os instrumentos básicos mais importantes são: pinça, tesoura, termômetro, colar cervical, luvas cirúrgicas, óculos de proteção, tala de imobilização e máscara para proteção facial. E para curativos: band-aid, antisséptico, esparadrapo, álcool 70%, água boricada, solução de iodo, algodão hidrófilo, gaze esterilizada, ataduras de crepe e água oxigenada de 10 volumes. De acordo com o Decreto nº 20.931, nenhum medicamento deve ser incluído na caixa de primeiros socorros., nem mesmo um simples analgésico. Salvo exceção aqueles expressamente autorizados pelos profissionais competentes que trabalham na instituição.

Conforme o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), toda empresa deve promover meios de preservar a saúde de seus trabalhadores. Sua empresa está dia com suas obrigações? Conheça nossos serviços e treinamentos voltados para a Saúde e Segurança do Trabalho.