A esse ponto do contágio de Coronavírus, já é consenso que o uso dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) é muito importante para auxiliar no controle do vírus, principalmente no setor da saúde. Mas você sabe, exatamente, como eles ajudam na luta contra o Covid-19?
Os principais EPIs utilizados pelos médicos e enfermeiros são máscaras, luvas, óculos ou protetor facial e avental. Todos esses equipamentos, evitam que o suor e saliva fiquem no ambiente ou atinja outra pessoa.
Para civis, o uso de máscara é obrigatório ao sair de casa, mesmo que seja só para ir à panificadora ou ao mercado, isso porque a doença afeta de forma diferente cada pessoa. É possível que uma pessoa seja assintomática, ou seja, não apresente nenhum dos sintomas da doença e ao sair proteção, ela pode transmitir a Covid-19, já que não sabe que está infectada.
Utilizando a máscara, o risco de propagação do vírus cai drasticamente. Isso porque, ao falar, as gotículas de saliva ficam na máscara. Mesmo assim, é necessário evitar levar as mãos aos olhos, boca e nariz. Essas áreas são sensíveis e vias de acesso do vírus ao corpo.
Nossas mãos costumam estar sempre sujas de bactérias, micróbios ou organismos microscópicos, por isso, é de extrema importância lavar as mãos com frequência ou utilizar o álcool em gel 70 quando impossibilitado da primeira opção. Essa também é uma norma para as pessoas que trabalham em hospitais. É necessário que eles higienizem as mãos com muita frequência para que não ocorram acidentes.
A máscara, para esses profissionais da área da saúde, também é de grande valia para, até mesmo, não propagar a doença entre os enfermos. Mas apenas higienizar as mãos e usar máscara é insuficiente, pois essas pessoas estão em contato direto com o vírus, o que aumenta as chances de contágio, se tornando necessário o uso de equipamentos auxiliares de proteção. Por exemplo:
- Óculos ou protetor facial servem para evitar que saliva atinja a região dos olhos. São mais seguros que a máscara, além do mais, quem utiliza está protegendo a si e não apenas ao próximo.
- As luvas não deixam que, com o contato, os resíduos e microrganismos das mãos fique em objetos ou em outras coisas que os profissionais possam tocar.
- O avental evita que o vírus fique na roupa e corpo do profissional. Assim, ao término do expediente, ele pode deixá-lo na lavanderia e não o transporta para sua residência.