O ambiente profissional é onde passamos a maior parte do dia, por isso é fundamental manter um convívio saudável e cultivar os bons relacionamentos. O bom humor também é bem-vindo, afinal deixa o clima mais leve e descontraído, no entanto, brincadeiras devem ser feitas de forma consciente, lembrando que existe hora pra tudo.
Durante o trabalho, o foco, o profissionalismo e a responsabilidade devem sobressair na postura do trabalhador. Além de comprometer a produtividade, brincadeiras fora de hora podem acarretar problemas relacionados à segurança e à saúde dos colaboradores.
Exposição aos riscos – Muitos acidentes acontecem por falta de atenção. Em diversas funções, são utilizadas máquinas, ferramentas ou equipamentos que podem ser perigosos e causar sérios acidentes, inclusive colocando outras pessoas em risco.
Brigas – Brincadeiras em excesso, sem respeitar a individualidade dos colegas, podem ofender, resultar em confusões, que geram emoções inadequadas para o ambiente de trabalho. Situações desconfortáveis e que fogem da rotina profissional também aumentam os riscos de acidentes.
Problemas de saúde – Assim como os acidentes se tornam mais propícios, a saúde mental também pode ser prejudicada, inclusive a do próprio causador da brincadeira.
Desligamento – Passar dos limites com as brincadeiras no trabalho pode se transformar em um problema de gestão e, em casos extremos, ser motivo de desligamento, já que o funcionário deixa de oferecer seus recursos (habilidades, conhecimentos e atitude) para a empresa.
Ao perceber que as brincadeiras excedem os limites da boa convivência e da segurança no trabalho, causando problemas ou oferecendo riscos, é preciso informar os gestores ou o profissional de Saúde e Segurança do Trabalho, para que a integridade dos membros da equipe seja preservada.
Quer saber mais sobre Saúde e Segurança do Trabalho? A Altarf é especialista no assunto e conta com uma equipe multidisciplinar para atender a sua empresa. Entre em contato.