Ter um sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho é um trabalho constante, que se faz todos os dias. Por isso, para construir um modelo que seja ideal, é preciso prática com uso de conhecimentos essenciais e complementares. Veja só algumas dicas:

1) Criação
Existem pressupostos que são obrigatórios para a área de SST, tanto para CRO como para PGR, como o compromisso exato para com o respeito e à gestão de processos, assim como os recursos que estão relacionados a eles, além das estruturas organizacionais que fazem parte do desenvolvimento e da integração de todo o programa. O cumprimento de leis e regulamentos também é primordial, assim como a obrigação em se prestar contas e se ter responsabilidade com tudo e todos.

2) Formulação e implementação 
Dentre as principais necessidades para a formulação do sistema de SST, estão: possuir objetivos claros dentro da área; ter medidas de execução, avaliação geral e precisa de GRO e PGR; ter planejamento e desenvolvimento do sistema e possuir um manual de gestão e procedimentos aplicáveis à SST.

3) Efeitos e avaliações
A acurácia de um sistema de SST deve ser avaliada de maneira quantitativa e prática, e para isso, pode-se avaliar o sucesso do alcance de metas definidas, como também a avaliação do número de doenças e lesões, para futuras eventuais análises comparativas. Além disso, é essencial analisar alterações na saúde, bem-estar e melhoria dos trabalhadores, por exemplo.

4) Aperfeiçoamento contínuo
Para continuidade dos processos, é preciso garantir avaliações periódicas, para que se tenha um aperfeiçoamento contínuo, com análises regulares, integração do sistema de gestão e procedimentos padrões para se tirar lições dos incidentes.

O que achou? Sua empresa costuma seguir esses procedimentos? Conte um pouco pra gente, vai ser um prazer ouvir um pouco da sua experiência e trocar ideias sobre o SST.