Cooperar é uma ação coletiva, que envolve ao menos duas pessoas envolvidas, unidas em seus esforços em prol de um objetivo comum. É um esforço que trata de uma ação conjunta, uma contribuição ou colaboração. Cooperação envolve ação prática, que normalmente pode ser voluntária, mas que também pode ser motivada, como em um trabalho de grupo na escola.
É uma ação que pede parceria, compreensão e auxílio mútuo entre outros indivíduos, uma ação que começa com a intenção. Consegue identificar isso no seu ambiente de trabalho?
Pois é, a cooperação no trabalho é essencial, e é a parcela principal do sucesso das equipes. É através dela que os colaboradores ficam alinhados, permanecendo olhando na mesma direção e a obter resultados bem mais concretos.
É por isso que, cooperar, deve fazer parte da rotina das pessoas no local de trabalho, assim como do objetivo de todos os funcionários. Instituir isso na cultura comum é complexo, mas indispensável e muito importante para a cultura empresarial. Pense só: como seria se todos atuassem dentro deste cenário de maneira construtiva? Seria bem mais fácil, não?
Sem a cooperação, dificilmente a estrutura geral sobreviverá por muito tempo. Pois, resumidamente, aquela famosa frase sintetiza muito bem a ideia que desejamos: sozinhos vamos mais rápido, mas juntos, vamos muito mais longe.