Dedicar toda a atenção e cuidado ao ato de dirigir, ter conhecimento das regras de sinalização é um bom começo; dar preferência a qualquer travessia aos pedestres significa, também, demonstrar consciência e solidariedade. Motoristas que respeitam os pedestres sabem, por exemplo, que manter o carro, ou ônibus e caminhão, na sua mão de direção, na faixa apropriada e em velocidade compatível, é fundamental para o bom fluxo do tráfego e para a segurança de todos. E que as ultrapassagens têm de ser sempre efetuadas pela esquerda e com todo o cuidado. Este tipo de motorista, consciente e  solidário, sabe também que é muito importante manter seu veículo em boas condições, verificando sempre freios, sistema elétrico, limpadores de para-brisas, amortecedores, extintor de incêndio, pneus, etc… E dá plena atenção à lei, que recomenda o uso dos faróis baixos à noite, mesmo onde existe iluminação pública. 

O importante, neste caso, não é apenas ter melhor condição de visibilidade, e sim anunciar claramente a sua presença para os pedestres e outros motoristas, principalmente na periferia dos grandes centros urbanos. A segurança, de pedestres, motoristas e acompanhantes, obriga a diminuição de velocidade quando o veículo se aproxima do meio-fio, e diante de escolas, hospitais e locais de grande movimentação de pessoas, como terminais de ônibus, por exemplo. Mais uma vez em nome da segurança, a velocidade deve ser reduzida quando a pista estiver escorregadia e a visibilidade for deficiente.

Também é fundamental manter uma boa distância de segurança em relação ao veículo que segue na frente, para garantir uma reação eficiente nas eventuais situações de emergência. Um trânsito seguro é possível com uma direção mais consciente.