Para entender a dimensão dos processos do SST dentro da empresa, além de manter os processos de trabalho com total segurança e eficiência, é preciso entender alguns pontos sobre a Norma Reguladora número 4. 

Em sua constituição com vários itens e subitens, a NR-4 é a que vai identificar os números relacionados aos serviços especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Suas principais especificações são:

Criação da Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho
A possibilidade de integração entre setores é algo previsto dentro da norma que pode ser uma realidade dentro da empresa. Isso pode se dar por meio da junção dos setores de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho com o SESMT, porém isso só é válido para empresas de risco 1.

SESMT centralizado
Para possuir um SESMT centralizado, é preciso respeitar algumas normas indicadas e, em resumo, é preciso planejar a atuação do SESMT de uma forma que as distâncias entre as instalações, não sejam problemas.

Qualificação e horários
Dentro dos itens mais importantes da NR-4, temos a relação com a qualificação dos profissionais do SESMT. É necessário que os especialistas responsáveis por liderar as atividades, possuam competência comprovada na área.

Grau de risco
Além das informações apresentadas, outro ponto importante sobre a NR-4 é a especificação dos graus de risco, que são indicadores de classificação do nível de perigo a que uma empresa pode estar exposta. Sendo 1, o menos perigoso e 4, o mais perigoso.

Através desse artigo, ficou um pouco mais fácil de compreender a dimensão da saúde e segurança do trabalho em sua empresa, não é? Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente.