Doenças ocupacionais são motivo de grande preocupação para as empresas, pois ocasionam afastamentos e comprometem a produtividade. São consideradas doenças ocupacionais as alterações na saúde do trabalhador diretamente relacionadas à sua atividade laboral ou às condições de trabalho às quais ele é submetido. Muitas vezes essas doenças se manifestam pela falta ou o uso inadequado de equipamentos de proteção individual (EPIs), exposição inadequada a agentes químicos, radioativos e/ou condições precárias no ambiente de trabalho.
A prevenção é a melhor forma de evitar que bons profissionais precisem ser afastados de suas atividades por doenças de trabalho. É importante que o empregador fique em dia com as exigências legais necessárias para oferecer aos seus colaboradores a proteção adequada.
A NR-7 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e da implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados. O PCMSO consiste no rastreamento e no diagnóstico precoce de problemas relacionados à saúde do trabalho, além da verificação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores. O programa deve incluir obrigatoriamente a realização de exames médicos: admissional, periódico, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissional.
Manter um ambiente de trabalho seguro e saudável, além de ser obrigação da empresa, deve ser um ponto de atenção para o trabalhador. Por isso, a conscientização é fundamental. Essa conscientização pode ser feita por meio de ações relacionadas ao tipo de atividade exercida, ao ambiente de trabalho e às tecnologias e técnicas utilizadas. Dentre elas:
✔Palestras e treinamentos específicos, com profissionais capacitados, que abordem temas relacionados às regras de proteção, à saúde e às boas condutas no ambiente laboral.
✔Uso de canais de comunicação interna, com alertas aos colaboradores sobre os riscos e ações de prevenção.
✔Estímulo e orientação especializada para a prática de exercícios específicos para promover a ergonomia e prevenir lesões corporais por movimentos repetitivos, por exemplo.
✔Disponibilização de mobiliários adequados para a correta acomodação ergonômica no ambiente de trabalho.
✔Orientação aos colaboradores sobre a importância do acompanhamento médico em caso de alterações na saúde.
Quer saber mais sobre o assunto? A Altarf possui uma equipe especializada para prestar todas as orientações e auxiliá-lo na implantação de medidas voltadas para a Saúde e Segurança do Trabalho. Entre em contato!