A primeira vítima do desrespeito ao meio ambiente nas empresas e o próprio trabalhador. A ecologia é, definitivamente, uma das maiores preocupações dentro da sociedade e, por isso, é um momento muito propício para colocar em pauta desdobramentos importantes sobre o assunto que, mesmo possuindo destaque, muitas empresas só se lembram somente ao se abordar as licitações, auditorias ou até mesmo, quando estão sendo fiscalizadas.

Inúmeras vezes, o assunto geral é tratado ao longo do ano forma superficial e até mesmo, marginalizada, pois, insistem em ignorar a devastação das florestas, o uso do solo, plantio e replantio de árvores, descarte de materiais poluentes que, querendo ou não, dizem respeito e afetam ao homem de forma geral, ao meio ambiente e mais especificamente, ao ambiente de trabalho.

O ponto de partida é a evidência de que, hoje, não há como separar o ambiente natural dos ambientes onde vivemos e trabalhamos, e que a melhoria da qualidade de vida só é possível com a melhoria dos ambientes de trabalho, tornando-os mais limpos e saudáveis. Assim sendo, torna-se necessário encarar o trabalho e o meio ambiente de outra forma, como algo que seja tanto libertador para o trabalhador bem como útil para a sociedade.