Provavelmente você já ouviu falar em ergonomia. Mas realmente sabe o que é? Embora muita gente associe a ergonomia apenas às questões físicas e de postura, ela também está diretamente ligada à saúde mental. O objetivo da ergonomia é adequar o ambiente e seus recursos às necessidades das pessoas, considerando fatores físicos, cognitivos e sociais que possam influenciar na saúde física e mental.
E não tem como falar em ergonomia sem associá-la com o trabalho. A principal aplicação da ergonomia é promover condições de trabalho favoráveis, proporcionando o máximo de conforto, segurança e eficiência no desempenho dos colaboradores. Além de impactar na qualidade de vida e na saúde do trabalhador, os cuidados com a ergonomia contribuem para o desenvolvimento da empresa, que ganha com:
✔Aumento da produtividade;
✔Redução dos índices de acidentes;
✔Diminuição dos gastos com saúde;
✔Melhoria na qualidade do trabalho;
✔Diminuição do absenteísmo (ausência de trabalhadores).
É atribuída ao empregador a função de realizar uma análise ergonômica do trabalho, considerando características psicofisiológicas dos trabalhadores e condições do local, conforme previsto na Norma Regulamentadora nº17, que trata especificamente do assunto. Das condições de trabalho dispostas na NR, estão incluídos aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais; ao mobiliário; aos equipamentos e às condições do ambiente de
trabalho e à própria organização do trabalho.
O descumprimento da NR-17 é prejudicial tanto para o empregador quanto para o funcionário. A legislação prevê que a empresa seja notificada e tenha o prazo de até 60 dias para corrigir as irregularidades. Em caso de não cumprimento da determinação, estará sujeita ao pagamento de multa e a responder judicialmente, caso persista.
Deseja aplicar os conceitos de ergonomia na sua empresa e promover um ambiente de trabalho mais saudável e eficiente? Conte com a equipe de especialistas em Saúde e Segurança do Trabalho da Altarf.