Leia os 9 tópicos abaixo e conheça mais sobre extintores de incêndio:
1. Os extintores de incêndio são equipamentos utilizados no combate a princípios de incêndio.
2. São projetados de modo que sua utilização seja a mais simples e eficaz possível. Podem ser portáteis ou sobre rodas.
3. Extintor é denominado pelo nome do agente extintor contido em seu interior, (ex.: água, pó químico seco, gás carbônico ou espuma).
4. Os extintores mais comuns são:
Extintor de água pressurizada – para combate a fogos de classe A (papel, plástico, tecido, madeira, estopas, papelão, etc). Extintor de PÓ (pó químico seco – para combate a fogos da classe B (óleos, graxas, tintas, etc).
Extintor de CO2 (gás carbono) – para combate, preferencialmente, da classe C (motores elétricos, fios, painéis, transformadores, etc).
5. Os extintores de incêndio encontram-se instalados em equipamentos motorizados. Nas instalações fixas, tais como subestações, oficinas, escritórios, almoxarifados, também encontram-se instalados extintores de acordo com a classe do fogo que poderá ocorrer em caso de acidente que o provoque.
6. Cada extintor tem um lacre o qual só poderá ser rompido para a utilização do extintor.
7. Cada extintor tem uma etiqueta de identificação presa a seu bojo, com a data em que foi carregado, prazo de validade e número de identificação. Esta etiqueta deve ser protegida convenientemente a fim de evitar que essas informações sejam perdidas.
8. É obrigatório manter o extintor de incêndio em perfeitas condições de conservação e utilização.
9. Quando o extintor for usado ou danificado por qualquer motivo, o responsável pelo equipamento ou pelo local, deve comunicar de imediato sua chefia e a área de Segurança do Trabalho, para que o mesmo seja substituído.