A diferença entre os termos “chefe” e “líder”, é algo que, além de um reflexo sobre como as pessoas pensam, revela inúmeras necessidades sobre a área de gestão de pessoas. Já reparou que, comumente, o termo chefe acaba por ser associado com algo pejorativo? E na outra via, um líder é visto como algo mais formal, algo difícil de se alcançar?

Pensando nisso, trouxemos aqui algumas diferenças nos termos:

Chefe

Termo utilizado muitas vezes para designar um profissional que possui uma autoridade dentro de uma hierarquia. Historicamente, é algo que está associado ao modelo tradicional das organizações, ao papel de quem garante o cumprimento das funções e o mantenedor dos processos. É tido fortemente como uma figura autoritária, por possuir os conhecimentos e determinar as atribuições dos demais. 

Líder

Já o líder, é tido como uma pessoa que inspira e acredita nos demais, sem pressão e desconfiança. O líder compreende a individualidade e o coletivo, entende cada necessidade e comportamento. Por isso, suas atitudes prezam por um ambiente mais democrático e aberto, com comunicação e autonomia.

Conseguiu entender a diferença? 

Através das relações de poder, percebe-se que o chefe lidera por si próprio, partindo de suas percepções, as posturas e necessidades do coletivo. Já na liderança, ninguém é excluído, todos são vistos, ouvidos e pertencentes ao todo.

Um ambiente de trabalho mais produtivo e seguro é aquele onde todos são ouvidos, confiam no grupo e agem em prol um do outro. Dessa forma, você acredita que tem liderado ou chefiado mais? Pense muito em qual tem sido a sua postura no trabalho.