“A construção civil, além de ser um grande empregador de mão de obra e, como consequência, um setor que movimenta muito a economia, influencia vários outros setores. Desde alimentação e vestuário para os funcionários, até toda uma gama de materiais, transporte, decoração… Então, não parar a construção civil, significa que você não traz ‘delay’ entre a parada e o recomeço. É um setor extremamente necessário para que a crise, que irá acontecer pós-pandemia, seja suavizada” – Paulo Baraona (Presidente da SINDUSCON).
Como todos os setores de trabalho da nossa sociedade, a construção civil também passou por mudanças para combater a disseminação do coronavírus. Medidas anunciadas pelo nosso Governo fizeram com que as construtoras intensificassem suas ações de prevenção.
A Altarf Engenharia está adotando todas as medidas necessárias para que a reabertura econômica do Brasil, ocorra da maneira mais segura possível. Criamos mais de 40 protocolos de segurança, todos focados na prevenção do coronavírus, segue abaixo os principais tópicos dos protocolos criados:
- Práticas de boa higiene e conduta;
- Práticas quanto às refeições;
- Práticas referentes ao SESMT e CIPA;
- Práticas referentes ao transporte de trabalhadores;
- Práticas referentes às máscaras;
- Suspensão de exigências administrativas em SST;
- Práticas referentes aos trabalhadores do grupo de risco;
Assim como nós, a maioria dos empresários do ramo de construção ampliaram os turnos de trabalho para evitar aglomeração em transporte público ou em refeitórios de obras, bem como optaram pelo uso de álcool em gel e máscara no canteiro de obras.
Apesar dos problemas enfrentados, a construção civil é um dos setores mais fortes da nossa nação. Quem acompanha esse setor está com expectativas altas para médio e longo prazo. Isso acontece porque muitas empresas do ramo cresceram muito no segundo semestre de 2019 e possuem capital suficiente para retomar o crescimento após o fim da quarentena.
Ainda é muito cedo para fazer previsões do andamento desse setor no Brasil, mas se setores público e privado agirem bem, os efeitos com certeza serão menos graves do que os outros setores vem enfrentando. Esperamos que, com o fim da quarentena, a construção civil retome os projetos pendentes e inicie novos para que a economia como um todo seja beneficiada.
A Altarf está preparada para a retomada dos seus projetos, entre em contato conosco através do nosso site!