A sigla ISO remete a International Organization for Standardization, em português, Organização Internacional de Padronização, uma instituição não governamental independente, fundada em 1946, e associada a órgãos de normalização de 160 países. O Brasil é representado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O objetivo da ISO é promover a normalização de produtos e serviços, para que a qualidade seja melhorada, facilite o comércio e promova o avanço tecnológico e as boas práticas de gestão, além de disseminar conhecimentos. Toda empresa pode ser candidata ao certificado, desde que atenda aos requisitos impostos pela ISO. Para receber, a empresa precisa passar por diversas fases, para garantir que a implementação seja feita corretamente. As normas mais conhecidas são a ISO 9001, a ISO 14000 e a ISO 45001.

A ISO 9001 estabelece critérios para um sistema de gestão que garanta mais qualidade, otimização dos processos e agilidade no desenvolvimento de produtos, com foco no cliente e na melhoria contínua. Esta é a única norma na família que pode ser certificada, embora isso não seja um requisito para a utilização, existem mais de um milhão de empresas e organizações com certificação ISO 9001.

A ISO 14000 define requisitos de um sistema de gestão ambiental eficiente, em conformidade com as políticas ambientais praticadas, que permite à organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e adaptação às mudanças ambientais. A norma considera aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela.

A ISO 45001 estabelece requisitos para um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) que ajude as empresas a minimizar os riscos e garantir aos trabalhadores um ambiente de trabalho saudável e seguro. Os principais objetivos da implementação de um SGSSO são: cumprir a legislação relacionada à segurança e saúde do colaborador; avaliar os riscos das atividades laborais, a fim de prevenir acidentes e doenças ocupacionais; e conscientizar os colaboradores das consequências de suas ações para com a saúde e integridade física de todos.

A ISO é reconhecida e vista com bons olhos no mundo inteiro e seu conjunto de requisitos, quando bem implementados, garantem mais confiabilidade às organizações. Com a certificação, a empresa passa a ser vista como capaz de fornecer regularmente produtos e serviços que atendam às necessidades e expectativas dos clientes, em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis. Independentemente da certificação, as normas propostas pela ISO funcionam como ferramentas para ajudar o gestor a identificar falhas e corrigir processos ineficientes, podendo ser adotadas por empresas de qualquer porte ou segmento.

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