A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, SIPAT, tem o principal objetivo de divulgar informações para promover a prevenção de doenças e acidentes no trabalho. E para isso, há várias orientações necessárias para se seguir, elas são:
1. Organize tudo com antecedência
A primeira orientação é não deixar nada para última hora e estabelecer e definir elementos através das reuniões da CIPA, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. Faça um checklist para mapear e organizar as tarefas:
- defina data e estrutura da SIPAT (com local da abertura, atividades e encerramento)
- frase tema da SIPAT;
- atividades, assim como parceiros e patrocinadores;
- estabeleça os recursos financeiros e materiais.
Além disso, formalize as decisões feitas em reunião por meio de atas.
2. Estabeleça uma equipe
É preciso agir em colaboração com colegas e funcionários, para que o evento seja bem sucedido. Assim, divida as tarefas com uma equipe que seja capaz de planejar e executar o projeto.
3. Escolha o tema
O tema principal precisa de atrair o interesse e ter relevância para os funcionários e a empresa como um todo, vale lembrar que a relevância do que é abordado deve agregar melhorias para o ambiente de trabalho.
4. Estabeleça um cronograma
Programe as atividades, abertura e esclareça a todos sobre a importância da participação. Além disso, inclua e apresente tudo que será desenvolvido em toda a semana, como dinâmicas, sorteios, apresentações e palestras, por exemplo.
5. Divulgue o evento
Realize uma grande divulgação do evento, que deve ser antecipada e feita em todos os meios possíveis para gerar o interesse de todos.
Entendeu e anotou tudo? Seguindo esses passos, você vai conseguir executar com sucesso a SIPAT de sua empresa.