Em nosso país a forma de energia predominante é a elétrica proveniente de uma fonte renovável que é a água. Nossa economia está aquecida com isso, aumentando o poder aquisitivo da sociedade e possibilitando a grande variedade de produtos elétricos e eletrônicos no mercado. Uma única pessoa, em casa ou no escritório, utiliza diversos equipamentos que são alimentados pela energia elétrica, já que toda essa tecnologia nos traz muita facilidade e praticidade no dia a dia.
Todos esses equipamentos se não forem utilizados de forma correta podem ocasionar em uma sobrecarga elétrica e causar um curto circuito. Outro item importantíssimo que merece atenção especial é o circuito elétrico da edificação, a fiação deve estar em boa conservação, a carga bem distribuída, não sobrecarregando o circuito.
Em segurança do trabalho os riscos elétricos são considerados um dos mais graves, pois podem ocasionar desde pequenas lesões até de alta gravidade. A queimadura proveniente de um choque é uma lesão muito delicada, podendo ser de 1º até 3º grau e até o óbito.
Algumas dicas de segurança com equipamentos elétricos:
• Não conecte mais de um equipamento na mesma tomada;
• Não utilize máquinas e equipamentos que não estejam com a manutenção preventiva ou apresente conservação inadequada. Quando identificar qualquer irregularidade, é importante chamar um técnico, não use o equipamento na dúvida ou improviso;
• Ao realizar reformas ou obras certifique-se de toda rede elétrica para que não ocorram acidentes. Se for possível, desligue os equipamentos durantes as obras;
• Nunca improvise ligações elétricas ou a famosa “gambiarra”;
• Cuidado ao usar os equipamentos em momentos de muita chuva, se houver relâmpagos;
ou descargas elétricas, é melhor evitar o uso;
• Ao adquirir um produto novo verifique sua voltagem, se a mesma é 110V ou 220V e também a tomada que o aparelho será usado.