Sinalização é uma forma de comunicação, de rápida e fácil interpretação, mediantes sinais em forma de placa, cor, sinal luminoso ou acústico, uma comunicação verbal ou um sinal gestual. Isolamento é um meio eficaz de impedir o livre acesso de pessoas e veículos a uma área delimitada. Esta delimitação ocorre geralmente devido à riscos inerentes ao serviço executado nesta área e que demandam proteções ou precauções adicionais. 

Recursos utilizados: 

– Tapumes de madeira. 

– Pedestais de madeira ou de ferro;

– Cavaletes de madeira ou outro material resistente;

– Cones de sinalização com iluminação noturna; 

– Cordas, correntes, cabos de aço;

– Fitas zebradas duplas ou correntes plásticas; 

– Placas de sinalização e alerta da atividade em execução. 

Com isso, pretende-se manter o ambiente seguro mesmo em situações transitórias. Para esse objetivo, requer-se a colaboração, a participação e o comprimento de todos os empregados. Devemos reconhecer a importância destes recursos, que existem para nos alertar e informar de risco que desconhecemos e que podemos nos expor quando ultrapassamos estas barreiras. 

E é por isso que não devemos nunca ultrapassá-las e respeitar sempre as orientações contidas nelas. Vale ressaltar também a responsabilidade dos empregados que instalam estas sinalizações e isolamentos nas frentes de trabalho. É preciso avaliar como elas alterarão a rotina do local para minimizar os problemas criados pelos isolamentos.